Um esclarecimento sobre a Ardidos, recentemente em um festa no Espaço Semente Cultural Popular Pimentas, um estudante da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), que fica nas proximidades, questionou-nos sobre o porque das palavras Acadêmicos e Escola relacionados ao Samba, chegando a afirmar que isto era uma maneira de elitísmo, ou de relacionar a agremiação Ardidos dos Pimentas à UNIFESP onde alguns integrantes estudam, esclarecemos que nem uma coisa nem outra era verdadeira, o fato é que são estes, símbolos da tradicional sátira da mais genuína malandragem carioca, berço das escolas de Samba e espelho para nós da Ardidos.
Os desfiles de "Escolas de Samba" tiveram origem no Rio de Janeiro; No bairro carioca do Estácio surgiu o "Deixa Falar" fundado em 1928 pelo grande Ismael Silva.
Márcio Cotrim, que lançou o livro "O pulo do gato" conta a história da origem do nome: "Escola porque ficava perto de uma escola pública do bairro e porque Ismael achava que seu grupo formaria professores do samba. O nome repetiu a frase de que ele tanto gostava: 'Deixa falar, nós também somos mestres. Somos uma escola de samba!"
Logo, estes termos empregados não representam um elitismo da Ardidos e sim nosso desejo de estar juntos com as pessoas de onde somos, de onde vivemos, estuamos ou trabalhamos, isto é no seio das camadas populares que antes de tudo sabem ser satíricas e bem humoradas.
Viva à Deixa Falar, viva ao carnaval viva à Gandaia! e sobretudo VIVA A ARDIDOS do PIMENTAS, a mais nova tradição do Carnaval!