terça-feira, 23 de março de 2010

Breve história e um porque...

Um esclarecimento sobre a Ardidos, recentemente em um festa no Espaço Semente Cultural Popular Pimentas, um estudante da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), que fica nas proximidades, questionou-nos sobre o porque das palavras Acadêmicos e Escola relacionados ao Samba, chegando a afirmar que isto era uma maneira de elitísmo, ou de relacionar a agremiação Ardidos dos Pimentas à UNIFESP onde alguns integrantes estudam, esclarecemos que nem uma coisa nem outra era verdadeira, o fato é que são estes, símbolos da tradicional sátira da mais genuína malandragem carioca, berço das escolas de Samba e espelho para nós da Ardidos.
Os desfiles de "Escolas de Samba" tiveram origem no Rio de Janeiro; No bairro carioca do Estácio surgiu o "Deixa Falar" fundado em 1928 pelo grande Ismael Silva.
Márcio Cotrim, que lançou o livro "O pulo do gato" conta a história da origem do nome: "Escola porque ficava perto de uma escola pública do bairro e porque Ismael achava que seu grupo formaria professores do samba. O nome repetiu a frase de que ele tanto gostava: 'Deixa falar, nós também somos mestres. Somos uma escola de samba!"
Logo, estes termos empregados não representam um elitismo da Ardidos e sim nosso desejo de estar juntos com as pessoas de onde somos, de onde vivemos, estuamos ou trabalhamos, isto é no seio das camadas populares que antes de tudo sabem ser satíricas e bem humoradas.
Viva à Deixa Falar, viva ao carnaval viva à Gandaia! e sobretudo VIVA A ARDIDOS do PIMENTAS, a mais nova tradição do Carnaval!

3 comentários:

  1. Vai Pimentas!
    Eu sou,
    a Escola
    Eu sou,
    a Tradiçao
    Eu sou,Aquela...
    Aquela, a mais querida
    Eu sou Aquele...
    Aquele, o Campeão


    Importantissimo o esclarecimento
    sobre o nosso surgimento, e o porque
    das associaçoes que nos são feitas.

    "Viva à Deixa Falar, viva ao carnaval viva à Gandaia! e sobretudo VIVA A ARDIDOS do PIMENTAS, a mais nova tradição do Carnaval!"

    ResponderExcluir
  2. po onde e que voces tão ensaiando?

    Van (Tica)
    Pimentas7

    ResponderExcluir
  3. Vocês tem que colocar aqui omnde estao sendo os ensaio!

    ResponderExcluir